Ruben Fontes Neto

As quatro divisões do Campeonato Brasileiro começaram nesta semana e o futebol paulista conta com 17 representantes em busca dos títulos nacionais de 2021. Na história, são 52 conquistas dos clubes de São Paulo, com 18 equipes diferentes, e a liderança do ranking geral em todos os torneios.

Na Série A, as mesmas cinco equipes de 2020 seguem na disputa do campeonato. Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo buscam desbancar o Flamengo, atual bicampeão. Ao todo, são 32 títulos do Brasileirão para o futebol paulista. O Palmeiras foi o último campeão em 2018, com o Corinthians vencendo um ano antes. O São Paulo, que quebrou o jejum de 15 anos sem título estadual, também tentará acabar com a sequência sem vitórias no nacional que vem desde o tricampeonato de 2008. Já o Santos não vence o Brasileirão desde 2004, enquanto o Red Bull Bragantino tentará o título inédito do torneio em que foi vice-campeão de 1991.

Na Série B, apenas os arquirrivais Ponte Preta e Guarani estarão representando o futebol paulista. Ao todo já foram 10 conquistas de São Paulo na divisão, sendo a última delas em 2019 com o Red Bull Bragantino.

A Série C terá cinco representantes paulistas, sendo Oeste e Botafogo vindos de rebaixamento e Mirassol e Novorizontino de acesso. O Ituano completa a lista. São Paulo é o maior vencedor do torneio com oito títulos, mas não vence desde 2012, com o Oeste.

Por fim, a Série D ainda está em sua fase preliminar, mas terá também cinco times de São Paulo: Ferroviária, Inter de Limeira, Portuguesa, Santo André e São Bento. Eles têm a missão de defender o título para o futebol paulista, já que o Mirassol foi o campeão da edição passada. Além do auriverde, Botafogo foi o campeão em 2015 e os paulistas dividem o título de maiores vencedores com Ceará e Minas Gerais.

Confira abaixo todos os títulos nacionais de São Paulo no Campeonato Brasileiro:

Deixe uma resposta