A Federação Paulista de Futebol realizou nesta quinta-feira (17) o Conselho Técnico da Segunda Divisão – o quarto nível – do Campeonato Paulista. O número de clubes foi reduzido em relação a 2020 caindo de 35 para 30 participantes. 12 equipes que jogaram na temporada passada estarão ausentes, enquanto o torneio terá a estreia do Colorado de Caieiras e o retorno de outras seis equipes.

Estreante
O Colorado de Caieiras será a novidade da temporada. Filiado este ano, a equipe representará a cidade que estava orfã de um clube profissional desde 2009, quando o Força havia sido o último time a utilizar o estádio Carlos Ferracini. Em 2010, a equipe jogou a Série A3, mas não mandou nenhum jogo na cidade. Rebaixado, não voltou mais ao futebol profissional.

Ausências e Retornos
Dos rebaixados da A3 de 2020 e dos participantes do ano passado, 11 não estarão em campo em 2021. A lista começa pelo Grêmio Osasco, que se ausenta pela primeira vez desde 2008. Entre os licenciados, quem disputava há mais tempo era o União Barbarense. Desde 1996 a equipe de Santa Bárbara D’Oeste não ficava sem jogar. Quem também não jogará é o Jabaquara, clube fundador da FPF que ficou de fora pela última vez em 2001.

As outras ausências são Andradina, Tanabi, Araçatuba, Tupã, Francana, Itararé, Elosport, Amparo, Brasilis, e Ska Brasil.

Por outro lado, sete equipes retornam ao profissionalismo. Entre parênteses o último ano em que jogaram: Santacruzense (2019), Catanduva (2019) , Fernandópolis (2019), São Carlos (2019), Mogi Mirim (2018) e ECUS (2016). O último voltará a fazer o ‘Clássico dos Gêmeos’ contra o União Suzano (clique aqui e saiba mais), enquanto a volta do São Carlos fará com que a cidade tenha dois times na mesma divisão pela primeira vez desde 1976. Naquele ano, disputaram o segundo nível estadual o Estrela da Bela Vista e o Grêmio Esportivo Sãocarlense (não confundir com o atual Grêmio Desportivo São-carlense).

Regulamento
Os 30 times serão divididos em cinco grupos de seis equipes. Avançam os três melhores de cada chave, mais o melhor entre os quarto colocados. As 16 equipes serão alocadas por campanha e iniciam o mata-mata a partir das oitavas de final. O campeonato inicia no dia 22 de agosto. Confira os grupos:

Grupo 1
América (São José do Rio preto)
Catanduva (Catanduva)
Fernandópolis (Fernandópolis)
Internacional (Bebedouro)
Matonense (Matão)
Taquaritinga (Taquaritinga)

Grupo 2
Assisense (Assis)
Grêmio Prudente (Presidente Prudente)
Osvaldo Cruz (Osvaldo Cruz)
Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo)
Vocem (Assis)
XV de Jaú (Jaú)

Grupo 3
Independente (Limeira)
Itapirense (Itapira)
Mogi Mirim (Mogi Mirim)
Rio Branco (Americana)
São Carlos (São Carlos)
São-carlense (São Carlos)

Grupo 4
Barcelona (São Paulo)
Colorado (Caieiras)
Flamengo (Guarulhos)
Guarulhos (Guarulhos)
Mauaense (Mauá)
Paulista (Jundiaí)

Grupo 5
Atlético Mogi (Mogi das Cruzes)
ECUS (Suzano)
Manthiqueira (Guaratinguetá)
Mauá (Mauá)
União Mogi (Mogi das Cruzes)
União Suzano (Suzano)

Deixe uma resposta