Ruben Fontes Neto

O Santos está fora das quartas de final do Paulistão em 2021. Ainda correndo risco de rebaixamento, a equipe praiana tenta evitar um vexame ainda maior. A última vez que o time não esteve no top-8 do campeonato havia sido em 2003, quando foi nona colocada. Além destas duas temporadas, o alvinegro ficou abaixo da oitava colocação em mais seis oportunidades.

Entre 1920 e 1923, o Santos ainda não era considerado um dos principais clubes de São Paulo e as classificações mostravam isso. No primeiro ano, o time abandonou o torneio após 10 jogos, quando somava uma vitória e nove derrotas e acabou em 10º na classificação geral. Nos anos seguintes, chegou a fazer o campeonato completo, mas terminou apenas em 10º, 11º e 9º, respectivamente.

A partir de 1923, o Santos começou a se estabelecer, sempre ficando entre os cinco melhores até finalmente conquistar o título em 1935. Após 20 anos de boas campanhas, mas sem título, o Peixe venceu o Paulistão novamente em 1955 e iniciou um período de hegemonia que durou até 1973, com 13 títulos.

O fim da Era Pelé, porém, trouxe problemas para a equipe, que fez sua pior campanha na história em termos de classificação em 1976. Em um torneio de 18 clubes, o Santos ficou em 13º e sequer passou da primeira fase, onde se classificavam 12. Presidido por Modesto Roma, o pai, o time tentou uma virada de mesa, mas não conseguiu.

Em 1982, novamente o Santos ficou fora do top-8, terminando em nono lugar. O torneio foi disputado em dois turnos com os campeões de cada um fazendo a finalíssima. O alvinegro foi 12º no primeiro e ficou em 8º no segundo.

Outra campanha ruim aconteceu em 1991. Com o campeonato dividido em dois grupos, o Santos ficou em sétimo no grupo principal na primeira fase. Os cinco primeiros se classificavam para a segunda fase, juntamente com três do outro grupo, que tinha o São Paulo após a péssima campanha de 1990 (clique aqui e saiba mais). Colocando todos os times em uma classificação geral, o Santos ficou apenas no 14º lugar.

Já em 2003, o Paulistão foi disputado por 21 clubes divididos em três grupos. Os dois primeiros, mais os dois melhores terceiros colocados se classificavam para as quartas de final. Já as 12 piores equipes disputavam um torneio que definiria o rebaixado. Após um turno único dentro do grupo, o Santos ficou em quarto da sua chave, atrás de Portuguesa Santista e Santo André. Em nono lugar na classificação geral, ficou fora das quartas, mas conseguiu escapar de disputar o Torneio da Morte.

Sem chances de classificação, o Santos ainda tem um jogo para fazer em 2021. Na 14ª colocação, o alvinegro corre risco de rebaixamento. Na última rodada tem confronto direto contra o São Bento precisando de um empate para escapar.

Deixe uma resposta