O futebol paulista terá um confronto bastante curioso nesse fim de semana. Pela primeira vez, São Bernardo Futebol Clube e Esporte Clube São Bernardo irão se enfrentar em uma partida profissional. O encontro de homônimos de São Bernardo do Campo, porém, não é a primeira vez que colocará frente a frente equipes de mesmo nome e cidade.

Em Suzano

A cidade de Suzano conta atualmente com dois representantes filiados à FPF. O União Suzano Atlético Clube é o mais antigo. Fundado em 1969 como Clube Atlético Paulista, se profissionalizou em 1983 e em 1989 passou a adotar o nome que carrega até hoje. Em 1993, a cidade viu a criação do Esporte Clube União Suzano, com as mesmas cores e escudo semelhante. A princípio voltado apenas para os esportes amadores, o ECUS também se profissionalizou em 1998 e eles passaram a protagonizar o ‘Clássico dos Gêmeos’.

Já em 1998, os times se enfrentaram pela primeira vez. Desde então foram 24 partidas, com 11 vitórias do ECUS, 10 do USAC e três empates. O último confronto ocorreu em 2015, último ano em que o ECUS jogou.

Em 2017, foi anunciada a criação do Sport Club Suzano, que fundiria os dois clubes. Porém, o que se viu foi o afastamento do ECUS e o retorno do União Suzano a partir de 2019.

São José dos Campos

Em 2015, a Série A3 do Campeonato Paulista viu o confronto São José x São José. Time mais tradicional da cidade, o São José Esporte Clube chegou a ser vice-campeão paulista em 1989. Em 1998, foi fundado o Clube Atlético Joseense. O novo time da cidade mudou de nome algumas vezes, passando a ser Clube Atlético Paulista, Clube Atlético Paulista Joseense, até que em 2014 resolveu adotar a denominação de São José dos Campos Futebol Clube, trocando o amarelo e preto pelo azul e amarelo, mesmas cores do São José.

Com o rebaixamento do ‘São José tradicional’ em 2014, os times se enfrentaram pela primeira vez no profissionalismo em 2015, com empate. No ano seguinte, o São José FC levou a melhor e venceu por 2 a 1. O resultado foi fundamental para o rebaixamento do rival. Em 2017, porém, o São José FC também acabou rebaixado. Posteriormente, voltou a utilizar a denominação de Clube Atlético Joseense.

São Bernardo FC e EC São Bernardo se se enfrentam neste domingo, às 15h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O local do jogo foi alterado em virtude da interdição do estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela FPF.

Um comentário em “SÃO BERNARDO x SÃO BERNARDO: ENCONTRO DE HOMÔNIMOS NÃO É INÉDITO NO FUTEBOL PAULISTA

Deixe uma resposta